quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O CURSO

O curso se apresenta como uma estratégia de pensar a arte como um deslocamento da produção do campo estritamente específico de suas linguagens para o ambiente ampliado das relações culturais.

Primeiro andamento: uma abordagem teórica a partir do conceito de “deslocamento” e suas diversas conceituações, que permeia o campo da estética contemporânea.

Deslocamento indica mudar de direção, desviar, desarticular, afastar, tirar do lugar, transferir, decompor, desconjuntar, desarticular.

Para esta leitura tomaremos como marco os deslocamentos efetuados palas vanguardas históricas no inicio do século xx e seus desdobramentos na arte contemporânea, ao deslocarem o próprio sentido da arte, trazendo para o domínio da vida, colocando-se como reação a uma ideologia dominante.

Segundo andamento: nosso objetivo é pensar o espaço urbano como um texto a ser lido, seus elementos, casas, terrenos, letreiros, pontos comerciais, são pontuações dessa frase.

Com destaque para o conceito de deslocamento, efetuaremos uma ação a partir de um percurso pela cidade.

A expedição que faremos a um determinado local tem como objetivo mapear objetos, relatos e memória que sejam interessantes, ao nível formal, social, psicológico, sentimental, político ou histórico.

Fundamentadas nas discussões feitas durante os encontros serão propostos projetos com o objetivo da produção de um vídeo a partir da colheita deste material.

Conteúdo TEÓRICO:

- Marcel Duchamp e o Readymades.

- Kurt Schwitters e os Merz art.

- Pollock e action Paining

- Performances e happenings.

- Land art.

- Hélio Oiticica e Ligia Clark.

- intervenções urbanas.

Nenhum comentário: